Forma de mídia permanece em alta apesar das dificuldades globais.
O rádio é o veículo de comunicação mais popular que já existiu na história da humanidade. Muitos acreditam que, por causa das novas tecnologias, as antigas não têm mais espaço. Desde sua criação, o formato é o mais acessível para todos os tipos de público, além de ser considerado fantástico pelo fato de nunca ter sido afetado de forma negativa por crises.
Esse é caso do rádio. Essa antiga tecnologia já de modernizou e hoje em dia é uma das formas mais escolhidas para ouvir música no meio digital. Isso só pode nos dizer uma coisa: anunciar no rádio ainda é um excelente negócio.
Em diversas pesquisas realizadas ao longo dos anos, mais da metade dos entrevistados afirmou o quanto o formato é confiável em todos os aspectos, não só nas informações que são compartilhadas no ar, mas também na velocidade que a transmissão ocorre, que é praticamente em tempo real.
O dia do Rádio
No dia 25 de setembro comemora-se no Brasil o Dia do Rádio. A data refere-se ao nascimento de Edgard Roquette-Pinto.
Roquette Pinto, como popularmente era conhecido, foi um médico legista, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta brasileiro. Membro da Academia Brasileira de Letras, considerado o pai da radiodifusão no Brasil. Ele nasceu em 25 de setembro de 1884 e faleceu em 18 de outubro de 1954.
Em 1923, Roquette fundou a primeira emissora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Era uma fase experimental do veículo, sem grandes avanços tecnológicos.
Porém a primeira transmissão de rádio oficial no Brasil é datada no dia 7 de setembro de 1922 na comemoração do centenário da independência brasileira. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa.
Adaptação
Aliás, o que é rádio para você? Já passou o tempo em que o meio era remetido a um bom e velho aparelho com válvulas, transmitido pela frequência AM. Hoje, aliás, são raras as emissoras que se valem dessa amplitude modulada e há diversos incentivos à migração ao FM. Isso porque vem aí o 5G e, com ele, uma tecnologia de ponta. E o rádio vai ficar para trás? Claro que não. Enquanto há quem não desgrude do seu radinho de pilhas colado ao ouvido, há também quem escute no computador, celular e tablet, tanto veículos tradicionais, quanto radiowebs – transmitidas pela Internet.
Qual a melhor frequência para se anunciar no rádio?
A periodicidade de anúncios no meio rádio também gera melhores resultados. O levantamento da LeadsRX mostrou que as empresas de automóveis que anunciavam sete dias por semana obtinham resultados 90% melhores do que aquelas que anunciavam em períodos mais curtos, como quatro dias por semana.
A quantidade de anúncios diários também pode dobrar o desempenho do anunciante. Segundo o relatório, 10 comerciais por dia é o ponto de inflexão, ou seja, se o anunciante que investe em 8 anúncios diário passar para 10 terá um incremento significativo no seu resultado, ou seja, a quantidade de vezes que as pessoas são expostas a um comercial tem reflexo direto.
Melhores dias e horários para anunciar no rádio?
Seja durante a semana ou em finais de semana, anunciar no rádio sempre é uma boa opção para marcas que buscam um retorno imediato. Quanto ao melhor horário para veiculação, independente de ser horários de manhã, meio dia ou tarde, o resultado acontece. Mais um ponto interessante e comprovado, é que o meio domina a audição nos carros. E vamos combinar, passamos muito tempo no trânsito e com os ouvidos coladinhos no rádio!
Como anunciar no rádio?
Seja através de uma agência ou como um anunciante direto, o importante é investir em publicidade para alcançar os potenciais clientes. Quem investe, vende mais!
Para dar mais transparência ao meio radiofônico, mais segurança às agências e melhores resultados ao anunciantes, temos no mercado as soluções da Tráfego Publicidade e Marketing, que vem atuando no mercado desde 1955.
Formatos mais atrativos para se anunciar no rádio!
Os anúncios no rádio possuem diferentes formatos: Spots de 30 segundos, vinhetas de abertura de programas, blitz promocional, chamadas ao vivo e muitas outras.
Aqui está mais um ponto interessante, quando há endosso do comercial feito pelos radialistas/comunicadores, há o dobro de taxa de resposta do público. Numa pesquisa feita recentemente, 79% dos entrevistados afirmaram que “valorizam as opiniões dos comunicadores”, reforçando o impacto do meio na publicidade de uma marca.
Vantagens de Anunciar no Rádio!
São diversas as vantagens de anunciar no Rádio, mas escolhemos 5 delas para te convencer do quanto se ganha, em termos de alcance, confiança e estreitamento de laços com seu público alvo, ao veicular sua marca neste meio de comunicação.
- Todos os ouvidos voltados para você;
- Facilidade e agilidade ao anunciar;
- Alcance além das nuvens;
- Por mais mobilidade!;
- Acessibilidade nos preços.
Fale com a nossa equipe, estamos sempre prontos para esclarecer suas dúvidas, ajudar na escolha da estação de rádio que melhor possa atender ao seu negócio/público alvo, e muito mais!